Portifolio portugues
O Convívio social acontece desde o início da vida do indivíduo, na família, com os amigos, nas relações de trabalho e de lazer. A vida em grupos ou em pequenas comunidades é algo que caracteriza a humanidade desde a existência do ser humano no planeta. Como já foi observado, desde a pré-história, temos registro da vida em sociedade.
O texto a seguir vai nos permitir identificar alguns dos motivos dessa vida em sociedade.
O homem é um animal que não vive sozinho, pois todo ser humano, desde que nasce até o momento em que morre, precisa da companhia de outros seres humanos. Foi observando isso que o filósofo grego Aristótoles escreveu que um homem é um animal político, pois é a própria natureza humana que exige a vida em sociedade.
É importante lembrar que não é só para atender as suas características materiais que o homem se relaciona, na realidade, o homem é o único ser que durante vários anos depois do nascimento não consegue obter sozinho seus alimentos para sua própria sobrevivência. E no mundo moderno isso está cada vez mais difícil, uma vez que a sociedade humana se organizou de tal modo que a grande maioria passa a vida toda consumindo alimentos produzidos pelos outros.
Mas ao lado disso é preciso ressaltar que mesmo o homem mais rico, que tenha dinheiro para comprar e armazenar em casa os alimentos suficientes para toda a sua vida, mesmo esse homem não consegue viver sozinho, não é só porque necessita dos serviços dos outros para sua manutenção de sua casa, o preparo dos alimentos e o cuidado de sua saúde, mas porque todo ser humano tem necessidades afetivas, psicológicas e espirituais, que só podem ser atendidas com ajuda e a participação dos seres humanos.
Assim, portanto, a vida em sociedade é uma necessidade da natureza humana, não se podendo falar do homem como indivíduo sem lembrar que não sobrevive sozinho, mas está sempre relacionado com outros indivíduos.
Pode – se resumir essa ideia dizendo que o home é um ser social