TEXTO 1
1- O cientista politico Harold Lasswell formou um modelo que visa primacialmente orientar o exame dos diversos aspectos da comunicação de massa através de questões ("Quem disse o quê, em que canal, para quem, e com que efeito?"), e o estudo dessas questões implica modalidades especificas de analise do processo comunicacional. Quais são os tipos de analise implicadas por essas questões e o que cada questão representa?
(RESPOSTA):
1) Quem? (representa os fatores que iniciam e guiam o ato da comunicação) análise de controle.
2) Diz o quê? (representa a mensagem comunicada) - análise de conteúdo.
3) Em que canal? (representa os meios interpessoais ou de massa) - análise dos meios. 4) A quem? (representa as pessoas atingidas por esses meios) - análise de audiência. 5) Com que efeito? (representa o impacto produzido pela mensagem sobre a audiência) – análise do efeito.
2- Menos interessado em dividir o ato de comunicação nas várias partes e mais interessado em examinar o todo em relação ao processo social global, Lasswell diz que qualquer processo pode ser examinado de dois ângulos, o estrutural e o funcional, e considera funções do processo de comunicação. Quais seriam essas funções? (RESPOSTA):
1) A vigilância sobre o meio ambiente;
2) A correlação das partes da sociedade em resposta ao meio;
3) A transmissão da herança social de uma geração para a outra.
3- Para Lasswell, o processo de comunicação é eficiente na medida em que julgamentos racionais são facilitados, esses julgamentos racionais implementam objetivos vinculados a valores. Para que haja uma comunicação eficiente é necessário que a sociedade organizada racional descubra e controle quais sejam os fatores que intervenham na mesma. Quais são as ameaças mais sérias à essa comunicação eficiente?
(RESPOSTA):
As ameaças mais sérias à comunicação diz respeito aos valores de poder, riqueza e respeito. No poder, ocorre quando o conteúdo da informação