O mundo de Samira
Habilidade: Raciocinar de forma crítica e analítica
Professor: Giancarla F. de A. Santos
Tema: Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos
Caro(a) aluno(a)!
Esta atividade discursiva vale 25% de sua frequência neste ED. Antes de respondê-la, estude o texto teórico e o complementar anexos a esta atividade.
Observações:
1) O registro e o controle de frequência são feitos automaticamente pelo Portal Universitário. Dessa forma, a sua frequência somente será registrada através da publicação correta da atividade. Portanto, não se esqueça de salvar e publicar a atividade ao concluir a tarefa.
2) Caso você não conclua toda a tarefa de uma só vez, poderá salvá-la, voltar a fazê-la em outro momento e publicá-la apenas quando terminar. Você também poderá redigir o texto em outro local e copiá-lo apenas quando for publicá-lo.
3) O manual do aluno traz informações importantes sobre os Estudos Dirigidos. Leia-o com atenção e consulte-o sempre que tiver alguma dúvida.
Boa atividade!
QUESTÃO 1
Dados da questão
Leia e analise a reportagem a seguir:
O Brasil e a pena de morte
Ao eliminar da Constituição a pena de morte em caso de guerra, fortaleceríamos a ação junto à Indonésia para impedir a execução de Gularte.
(por Wálter Maierovitch — publicado 27/01/2015 06:07 )
(arquivo do autor)
Assim como ao médico é lícito amputar um membro infeccionado do paciente para salvar o corpo humano ameaçado pelo risco de perda da vida, deve-se admitir que o "Príncipe" (Estado) determine o extermínio de pessoas nocivas ao organismo social. Essa era a explicação oferecida como legitimadora da pena capital pelo dominicano Tomás de Aquino, doutor da Igreja, filósofo escolástico e santo falecido de morte natural em 1274.
No Brasil, muitos adeptos dessa desumana e ultrapassada doutrina aplaudiram o uso na Indonésia, por crime comum, desse instrumento de vingança pública na eliminação física de Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos.
Sobre pena de morte o