Dvrsidade cultural

812 palavras 4 páginas
DIVERSIDADE __ UMA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA VISANDO TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS
UM NOVO MUNDO, POR QUE NÃO UMA NOVA HISTÓRIA?

INTRODUÇÃO
Este trabalho sobre diversidade tem como propósito proporcionar um diálogo para o desenvolvimento da sociedade, do mundo ao nosso redor, onde o fluxo de ideias originadas a partir de diferentes visões de mundo seja permanente e estimulador.
É tentar entender a variedade e convivência de ideias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente. O conceito de diversidade é muito mais amplo e tem diferentes aplicações em vários ramos de conhecimento. Significa pensar a relação entre eu e o outro. Ao considerarmos o outro, o diferente não deixou de focar a atenção sobre o nosso grupo, nossa história, o nosso povo, nossa cidade, ou seja, falamos o tempo inteiro em semelhanças e diferenças.

A história da cidade começa em 1803, quando o Padre José Geraldo chega com uma comitiva numa localidade conhecida como Vargem Grande que após celebrar uma missa, tomou posse do lugar. Em 1838, Dona Ana Chaves doou trinta alqueires de terra para a capela que seria construída em homenagem a Santa Ana. O poderoso Coronel Caetano Ferreira da Costa e Silva propôs a mudança de nome para São Caetano, por ser seu santo protetor. A proposta foi aceita em 12 de março de 1846. Dois anos depois, quando o distrito foi elevado à paróquia, o nome constante nos documentos era o de São Caetano da Vargem Grande. A elevação à cidade aconteceu no dia 16 de setembro de 1901, e, no dia 7 de setembro de 1923, passou a se chamar Brazópolis, em homenagem ao Coronel Francisco Braz Pereira Gomes, pai do Presidente da República Wenceslau Braz. Hoje, Brazópolis possui uma população de 14.663 habitantes em que os brasopolenses a cada ano apresentam desfiles cívicos como: os Bonecos Gigantes, escolas municipais e estaduais com temas diversos cujo objetivo é mostrar a cultura do seu povo.

DIVERSIDADE

Relacionados