Texto 01 Ergonomia
Disponível em:
http://www.eps.ufsc.br/disserta98/bezerra/cap5.htm
5 ERGONOMIA
Em 1959, a recomendação n0 112, da OIT - Organização Internacional do Trabalho, dedica-se aos serviços de Saúde Ocupacional definidos como serviços médicos instalados em um local de trabalho ou suas proximidades, com as seguintes finalidades : proteger o trabalhador contra qualquer risco à sua saúde e que decorra do trabalho ou das condições em que ele é cumprido concorrer para o ajustamento físico e mental do trabalhador a suas atividades na empresa, através da adaptação do trabalho ao homem e pela colocação deste em setor que atenda às suas aptidões contribuir para o estabelecimento e manutenção do mais alto grau possível de bem-estar físico e mental dos trabalhadores ( SAAD, 1993).
Nessa conceituação de serviços de Saúde Ocupacional, verifica-se a presença do conceito de ergonomia : adaptação do trabalho ao homem.
Em 1960, a OIT - Organização Internacional do Trabalho, define ergonomia como sendo a " aplicação das ciências biológicas conjuntamente com as ciências da engenharia para lograr o ótimo ajustamento do homem ao seu trabalho, e assegurar, simultaneamente, eficiência e bem-estar" ( MIRANDA,1980).
Para LAVILLE ( 1977), a ergonomia é definida como sendo : " o conjunto de conhecimentos a respeito do desempenho do homem em atividade, a fim de aplicá-los à concepção das tarefas, dos instrumentos, das máquinas e dos sistemas de produção".
WISNER (1987), assim se coloca : a ergonomia constitui o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários para a concepção de ferramentas, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficácia.
VIDAL( 1994), assim define ergonomia : " é a disciplina que se preocupa com a reestruturação do trabalho, buscando conciliar a atividade produtiva - ditame da subsistência - à vida - ditame da sobrevivência. Neste sentido ela é uma das disciplinas que estuda as