Polui O Do Ar
ATMOSFERA
A Terra é rodeada pela atmosfera, camada gasosa que permite a existência de vida no planeta. Esta camada protege os organismos da exposição a níveis arriscados de radiação ultravioleta, contém os gases necessários para os processos vitais de respiração e fotossíntese e fornece a água necessária para a vida. Não possui limite exterior definido, rarefazendo-se gradualmente até desaparecer no espaço, se bem que mais de 80% dos gases atmosféricos sejam mantidos pela gravidade, nos primeiros 20 Km acima da Terra.
Gradiente de temperatura
Um gradiente positivo significa que a temperatura aumenta com a altitude; um gradiente negativo, que ela decresce com a altitude; e um gradiente indefinido, que a densidade das moléculas é baixa demais para que a temperatura tenha um valor significativo. A troposfera contém cerca de dois terços da massa total da atmosfera. Nesta camada a temperatura diminui com o aumento da altitude à razão de 6ºC/km aproximadamente. Isto acontece, porque a atmosfera é aquecida principalmente pelas radiações solares absorvidas pela superfície da Terra. Todos os fenómenos que afetam o tempo, como nuvens e precipitações, resultam de fenómenos troposféricos. Na estratosfera, a temperatura aumenta com a altitude. Isto ocorre porque os raios solares ultravioleta são absorvidos pela camada do ozono. Como ela absorve a maior parte desses raios, a radiação nociva não atinge a superfície, onde poderia prejudicar a vida. Na mesosfera, a temperatura desce 17ºC a cada 305 m, chegando a -95ºC, a mais baixa de toda a atmosfera. Ela é registada no topo da mesosfera e marca o limite a partir do qual se inicia a termosfera.
Nesta camada, a temperatura sobe com a altitude devido à absorção e ao subsequente aquecimento dos raios X solares e dos raios ultravioleta de ondas curtas. A temperatura da termosfera varia entre 1.093ºC e 1.648ºC. Acima desta camada está a exosfera, região isotérmica que é o ápice da atmosfera neutra. Para além