Textil
1. Operações Físicas de Preparação
2.1) Navalhagem (tosquia)
A navalhagem tem por finalidade a eliminação, por corte, das pontas de fibras salientes (fibrilas) que se mantém eriçadas na superfície do substrato conferindo ao mesmo um aspecto desuniforme e um toque áspero além do que, as fibrilas posteriormente trarão problemas de solidez e irregularidade de estampados.
A navalhagem pode realizar-se no beneficiamento primário e/ou final de acordo com a seqüência de operações que o substrato deverá realizar visto que as operações a úmido fazem com que haja o reaparecimento das fibrilas.
As máquinas empregadas empregadas para realização da Navalhagem levam o nome de Navalhadeira ou Tosquiadeira; basicamente o princípio ativo da máquina concentra-se em uma espécie de navalhas helicoidais que abrangem toda a largura do tecido; estas navalhas estão dispostas em plano paralelo ao do deslocamento do tecido, posicionada de tal forma que permitem o corte de ambos os lados.
A distância entre os órgãos de corte é ajustável sendo necessário interromper o movimento das navalhas sempre que a emenda entre duas peças passar pelo conjunto (navalhas helicoidais e mesa de corte fixa) a fim de evitar danos. O resíduo deste corte é
captado por um sistema de aspiradores e recolhidos em compartimentos apropriados. Outro elemento importante na navalhadeira são as escovas posicionadas na entrada da máquina que orientam as fibrilas facilitando assim o corte.
2.2) Chamuscagem (gaseamento)
A chamuscagem tem por finalidade a eliminação, por queima, das pontas de fibras salientes (fibrilas) que permanecem eriçadas na superfície do tecido, conferindo-lhe um aspecto desuniforme e um toque áspero. Haverá também problemas quanto a solidez e regularidade de estampados.
Da mesma maneira que a navalha, a chamuscagem também pode realizar-se no beneficiamento primário e/ou final pelas mesmas razões.
É importante determinar em que fase do