Planejamento escolar
|Professor(a): Joelma Montelares |Disciplina: METODOLOGIA DO ENS. ED. FIS. I |
PLANEJAMENTO ESCOLAR
*JOELMA MONTELARES "Em todo ato de verdadeira criação científica, quando uma nova visão de mundo é criada, existe um salto qualitativo. É necessário abandonar todos os auxílios do passado, porque o novo não é uma versão melhorada do velho". (Alves, 1991)
O planejamento escolar para Libâneo (1994) e Lopes (1996) é um processo responsável por racionalizar, organizar e coordenar a ação pedagógica, este deve articular as atividades escolares ao contexto social, pois a escola, os professores e os alunos são integrantes da dinâmica das relações sociais e tudo o que acontece no meio escolar é abarcado por influências econômicas, políticas e culturais características da sociedade de classes.
Essa reflexão também é destacada no pensamento de Luckesi (1998) ao afirmar que planejar decorre de opções envolvendo juízos e valores sobre uma determinada realidade. Nesse prisma o planejamento deve ser considerada uma atividade norteadora de uma determinada meta a alcançar, e contém opções políticas e filosóficas acerca da sociedade na qual vivemos. Para o autor o planejamento não pode ser visto como uma técnica neutra que deve ser utilizada somente para racionalizar a ação do professor.
Padilha (2001, p. 63) que o planejamento "visa a dar respostas a um problema, estabelecendo fins e meios que apontem para sua superação, de modo a atingir objetivos antes previstos, pensando e prevendo necessariamente o futuro", Planejar é uma atividade inerente a educação, com características fundamentais: evitar a improvisação, prever o futuro, estabelecer caminhos que possam nortear mais apropriadamente a execução da ação educativa, prever o