Testes
Objetivo:
Reconhecer os carboidratos através da pesquisa das funções orgânicas presentes em suas moléculas e suas características.
Princípios teóricos:
Os monossacarídeos podem ser facilmente desidratados por ação de ácidos fortes concentrados, como o ácido sulfúrico (H2SO4). O ácido rompe facilmente as ligações glicosídicas presentes em moléculas de polissacarídeos, quebrando-os e fornecendo seus monossacarídeos. Esses, por sua vez, são desidratados e assim pode-se ter como produto: o furfural, quando o monossacarídeo desidratado for uma pentose, e o hidroximetilfurfural (HMF) , quando for uma hexose.
Depois adiciona-se o reativo de molisch (alfa-naftol). Assim o fenol reage com os produtos incolores e provoca o aparecimento de um anel de coloração lilás.
Teste de benedict:
Objetivo:
conhecer e identificar o poder redutor de alguns açúcares.
Princípios teóricos:
Algumas moléculas de carboidratos possuem em suas extremidades o agrupamento –OH (hidroxila) livre no carbono 1, enquanto outros não.
Os que possuem hidroxila (-OH) livre são bons redutores. reduzem íons metálicos em soluções alcalinas, esta solução baseia-se na redução de Cu2+ a Cu+, com formação de precipitado vermelho-tijolo ou amarelo.
*está reação é feita em meio básico.
Nessa reação, o aparecimento de um precipitado de coloração vermelho-tijolo indica que os íons de Cu2+ do reagente foram reduzidos a Cu+, indicando a presença de um açúcar redutor
Teste de seliwanoff
Objetivos:
Reconhecer e classificar os carboidratos como aldoses ou cetoses.
Princípios teóricos:
Neste teste também à formação de furfural e hidroximetilfurfural (HMF). Como já foi visto estes dois produtos são incolores . assim adicionando-se um composto fenólico no meio, para que seja desenvolvida uma coloração visível (neste caso, vermelha). Reação de seliwanoff só diferencia-se da reação de molisch nos reagentes utilizados: o ácido que causara a