testes ortopedicos
TESTE DE COMPRESSÃO SACROILÍACA
Indicação:
Teste de alta especificidade para reprodução de dor de origem sacroilíaca.
Posicionamento:
Paciente em decúbito ventral e examinador ao lado do paciente.
Procedimento: O examinador coloca ambas as mãos na articulação sacroilíaca e palpa uma articulação de cada vez, sentindo sua mobilidade.
Resultado positivo: A reprodução da dor durante a palpação indica síndrome sacroilíaca.
TESTE DE GAENSLEN
Indicação:
Avalia alterações na articulação sacroilíaca, no quadril, nervo femoral e músculo íliopsoas.
Posicionamento:
Paciente em decúbito dorsal, próximo à borda da maca do lado a ser testado de forma que sua coxa penda para fora da maca
Procedimento: O examinador instrui o paciente a aproximar o joelho do tórax no lado não afetado. Simultaneamente o examinador aplica pressão sobre a coxa afetada levando a mesma a hiperextensão do quadril.
Resultado positivo:
Dor no lado testado indica entorse de ligamento ou processo inflamatório na articulação sacroilíaca. Dor na região inguinal sugere distensão dos adutores da coxa. O encurtamento do músculo reto femoral é observado se o joelho da perna com extensão do quadril está flexionado a menos de 90°. Encurtamento do iliopsoas é detectado com a diminuição da extensão do quadril e dor neurológica na face anterior da coxa denota tração sobre o nervo femoral.
TESTE DE HIBBS
Indicação:
Avalia sintoma radicular e mecânico na região lombar, sacroilíaca e quadril.
Posicionamento: Paciente em decúbito ventral e examinador ao lado do mesmo.
Procedimento:
O examinador posiciona a perna do paciente flexionada até a nádega e move para fora, rotacionando medialmente o quadril.
Resultado positivo:
Dor na região sacroilíaca indica alteração local, sintomas na região do quadril sugere entorse ou artrite local. Dor radicular indica síndrome do piriforme ou comprometimento do nervo ciático.
TESTE DE