fisioterapia Traumato-ortopédica
A Fisioterapia Traumato-ortopédica visa tratar disfunções osteomioarticulares e tendíneas resultantes de traumas e suas consequências imediatas e tardias, lesões por esforços repetitivos, patologias ortopédicas. Trabalhando na reabilitação de pós-fraturas, entorses, luxações, traumas ou contusões musculares, amputações, distúrbios mecânicos da coluna vertebral, pós-cirurgias, dentre outras, utilizando recursos objetivando alívio de quadro álgico, eliminação de processo inflamatório, melhora na circulação sanguínea, fortalecimento muscular, recuperação de movimentos, equilíbrio, propriocepção e reeducação postural.
Trauma-Ortopédico
Ocorre pós acidentes automobilísticos, quedas, acidentes esportivos e alterações artríticas. Seja qual for a patologia, lesões ortopédicas exigem experiência para aconselhar o cliente sobre as questões de mobilidade, exercício adequado e específico. É necessário fortalecer, alongar, e estabilizar o músculo afetado.
Inspeção
Inclui todas as alterações perceptíveis sem a necessidade de toque, de palpação, por exemplo, presença de cicatriz, hematomas, edema, cianose, escoriações, deformidades angulares (gene valgo, geno varo, escoliose).
A inspeção realizada durante o exame físico divide-se em estática e dinâmica.
Palpação
Inclui as alterações palpáveis que necessitam de exame manual para determina-las. Na palpação, são investigadas a parte óssea e a parte mole, na qual se observam músculos, alteração de tônus muscular, presença de pontos de tensão, as há presença ou não de edemas e alteração de temperatura.
Teste de Comprimento e Força Muscular
Corresponde ao quanto da força muscular o paciente é capaz de fazer, contra a resistência do fisioterapeuta, para um músculo especifico. Novamente o grupo muscular afetado pela patologia deverá ser testado bilateral e contra lateralmente, para que se estabeleça um padrão comparativo e um objeto a ser atingido. Tanto na avaliação da força muscular quanto