Testes capacidades
Segundo (JOHNSON & NELSON, 1975) a agilidade pode ser definida, como a valência física que possibilita a mudança de posição corporal ou de direção do movimento no menor tempo possível como um dispêndio mínimo de energia.
Shuttle-Run (JOHNSON & NELSON, 1975)
Finalidade: avaliar a agilidade;
Porção corporal envolvida:todo o corpo;
Protocolo: fazer duas marcas no solo, separados, de 9,14 cm cada uma. A linha mais próxima do avaliado será a linha de partida e a outra a linha de referência, depois dai qual os dois blocos serão colocados. O avaliado coloca-se em posição semiflexionado com um afastamento antero-posterior das pernas (com o pé o mais próximo possível da linha de partida). Para iniciar o teste, o avaliado dará a vez de comando "Atenção! Já" acionando concomitantemente o cronômetro. O avaliado, em ação simultânea, corre na sua maior velocidade possível até o bloco, pega um deles, retorna a ponto de partida, e deposita entre o bloco atrás da linha de partida. Sem interromper a corrida, vai a busca do segundo bloco procedendo da mesma forma.
Resultado: o teste estará terminado e o cronômetro parado quando o avaliado colocar o ultimo bloco no solo e ultrapassar, com pelo menos um dos pés, as linhas que delimitam os espaços demarcados.
Observações: o bloco não pode ser jogado, mas colocado no solo, sempre que haver erros na execução, o teste será interrompido e refeito novamente.
Precauções: explicar ao avaliado todos os detalhes do teste, pois este é de alguma complexidade na execução.
Teste de Coordenação Olho-Pé
Para MELLO (1993), a coordenação é definida como a qualidade física que permite ao homem assumir a consciência e a execução, levando-o a uma integração progressiva de aquisições, favorecendo-o a uma ação ótima dos diversos movimentos musculares na realização de uma seqüência de movimentos com um máximo de eficiência e economia.
Chute à meta (JOHNSON & NELSON, 1975).
Finalidade: