Medidas e avaliação da educação física
Determinar os critérios e objetivos a serem observados na escolha de um teste.
Professor: Vágno Dias
Campo Grande, 27 de Fevereiro de 2012.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 04 2. CRITÉRIOS OBSERVADOS NA ESCOLHA DE UM TESTE 05 a. Como administrar um teste 05 b. Testes que envolvem resistência cardiorrespiratória 06 c. Testes que envolvem força/resistência muscular 07 d. Testes que envolvem flexibilidade 08 e. Testes que envolvem velocidade 09 f. Testes que envolvem potência 09 g. Testes que envolvem agilidade 10 3. CONCLUSÃO 11 4. REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO
Medida é o principal meio para se obter uma informação. Tanto numa situação complexa como numa situação simples, a medida fornece através de processos precisos dados quantitativos que exprimem as qualidades que se deseja medir.
Já a avaliação implica julgamento, estimativa, classificação e é um processo pelo qual, com base nas medidas, pode-se exprimir e comparar critérios.
A avaliação julga o quanto foi eficiente o sistema de trabalho adotado.
A seguir, estarão descritos os critérios que devem ser observados na escolha de um teste.
Critérios observados na escolha de um teste
Teste é um instrumento ou ferramenta de medida que é utilizado para obter informações sobre um dado específico ou característica sobre um grupo ou indivíduo.
Medida é o número que foi obtido baseado no teste.
Já a Avaliação é um julgamento, uma classificação e uma interpretação feita a respeito de um estudo baseado na medida ou em algum critério pré-determinado. O teste irá fornecer subsídios sobre dados específicos, imprescindíveis para que o professor possa prescrever o programa de treinamento de acordo com os propósitos do aluno. Antes dos testes serem aplicados são observados os seguintes fatores: * Exame médico; * Anamnese e objetivos do aluno; * Avaliação postural;