Teste de capacidade aeróbica
INTRODUÇÃO
Alguns anos atrás a prescrição de exercícios estava baseada em um conceito muito simples, ou seja, se calculava a freqüência cardíaca máxima do indivíduo e posteriormente o percentual da freqüência cardíaca de trabalho (intensidade). Porém, esta forma simplista de cálculo de treino não leva em conta um fato extremamente interessante que é a capacidade aeróbica (VO2 max), que é o máximo de oxigênio que pode ser levado e utilizado pelo corpo durante o exercício.
Portanto, trabalhar dentro de um limite mínimo e máximo, calculados a partir de um percentual de intensidade é a freqüência cardíaca máxima e basal. Sendo que a escolha dos valores para os limites superior e inferior serão dependentes do nível de capacidade aeróbica e nível de condicionamento do indivíduo. Pode-se, também, treinar controlando e, correlacionando diferentes intensidades de treinamento para alcançar a potencia máxima aeróbica ou simplesmente Vo2 máx ou síntese do ATP, pois expressa demandas de valores energéticos, aumentando ligeiramente a captação de oxigênio no sangue e as contrações simultâneas do coração, podendo assim determinar a intensidade dos exercícios, tanto aeróbicos, quanto anaeróbicos. Exercícios aeróbicos são utilizados em esforços de baixa ou média intensidade de longa duração.
Exercícios anaeróbicos é utilizado em atividades de curta duração e grande intensidade. Para cada pessoa, a captação de oxigênio tendem a se relacionar linearmente durante uma ampla gama de exercícios aeróbios. Se essa relação precisa for conhecida, a frequência cardíaca do exercício poderá ser usada para estimar a captação de oxigênio, e assim, computar o dispêndio de energia durante várias formas