Elaboração de experimentos e jogos com materiais alternativos como processo de aprendizagem na área de ciências e matemática
José Benilton Leite Pompilio**
RESUMO:
Este artigo tem por objetivo, demonstrar a importância do experimento no processo de aprendizagem na educação do ensino fundamental e ensino médio. A elaboração de experiências e confecção de jogos matemáticos utilizando materiais alternativos como ferramenta auxiliar no estudo de ciência naturais e matemática. Os materiais utilizados são de baixo custo, fácil aquisição, produtos descartáveis e recicláveis como latas, garrafas pets, etc. Materiais encontrados no nosso dia a dia e que ofereçam facilidade no seu manuseio, dessa forma garantindo segurança na integridade física do aluno, facilitando a realização desses jogos e experimentos na própria sala de aula. Os resultados esperados foram satisfatórios, despertando a curiosidade, interesse e atenção dos alunos, onde proporcionou o desenvolvimento do raciocínio lógico e estratégias variadas para vencer o desafio, colaborando com o desenvolvimento cognitivo do educando e proporcionando melhor compreensão em relação ao conteúdo trabalhado.
Palavras-chave: Experimentos; Ciências; Materiais alternativos.
1 INTRODUÇÃO
É indispensável que as experimentações e o lúdico estejam sempre presentes ao longo de todo o processo de desenvolvimento das competências em ciências naturais e matemática, sempre favorecendo o fazer, o manusear, o observar, procurar estratégias, agir, em diferentes níveis. Dessa forma garantido à construção do conhecimento dos alunos desenvolvendo sua curiosidade e o hábito de sempre indagar, evitando ficar apenas na teoria e partir para as hipóteses. Este trabalho tem como objetivo mostrar que é possível trabalhar com materiais de baixo custo e fácil acesso como pedaços de fio, pinhas, lâmpadas, garrafas, tanto quanto um kit mais avançado ou sofisticado em laboratório.
2 A EXPERIMENTAÇÃO
Experimentação, segundo