Testea
A partir da estratégia das empresas de usar a previsão colaborativa conhecida como CPFR - Collaborative Planning, Forecasting and Replenishment – Permitem aos componentes da cadeia de suprimento distantes do cliente final conhecer melhor sua real demanda e adequar seus processos de acordo com seus parceiros.
Para os varejistas, a grande vantagem é o comprometimento do fornecedor em termos de nível de serviço e redução de preços em longo prazo. Este comprometimento resulta em redução dos índices de falta de produtos, particularmente durante os períodos de promoção, pois o fornecedor já estará preparado para suprir o aumento repentino na demanda. Outra consequência é a redução nos níveis de estoque, particularmente o estoque de segurança cuja magnitude é função das incertezas associadas com o fornecimento.
Do ponto de vista dos fornecedores, o CPFR representa uma real oportunidade de obter um crescimento nas vendas, redução dos níveis de estoque e dos ciclos operacionais. Isto se deve à possibilidade de realização do planejamento de produção e distribuição em função da demanda final, sendo possível, inclusive, realizar ações em conjunto com o varejista, visando uma adequação às restrições identificadas na capacidade de produção ou distribuição.
2.2 Na pratica os fatore de pontuação e avaliações dos fornecedores afetam o excedente da cadeia de suprimento
Sim, pois ao pontuar e avaliar os fornecedores a avaliação pode diferir em outros fatores importantes além dos preços, como por exemplo, diferentes tempos de espera para reposição.
Compensa escolher um fornecedor mais caro, mas com um tempo de espera mais curto?
Outros fatores a seguir que afetam os excedentes da cadeia de suprimentos que devem ser pontuados e avaliados. * Tempo de espera para reposição; * Desempenho no prazo; * Flexibilidade de estoque; *