trabalho de conclusão de tcc
*Por Carlos Burity com colaboração de Wellington Rodrigues de Matos
Segundo Gil (2010) o critério para se classificar uma pesquisa se baseia em seus objetivos ou seus pressupostos técnicos. Neste sentido, trataremos primeiro quanto aos objetivos para depois tratarmos os pressupostos técnicos, tipificando assim as pesquisas.
Os objetivos caracterizam, de forma resumida, a finalidade do Projeto e, de acordo com sua amplitude, os objetivos podem ser subdivididos em geral e específicos. Contudo, independente de ser objetivo geral ou específico, o verbo é escrito sempre no infinitivo. Exemplo: Estabelecer, analisar, etc.
O objetivo geral é aquele que define de forma ampla o que você pretende fazer. Está ligado à visão global e abrangente do tema. Não é adequado que seja longo e deve ser redigido de forma clara, permitindo ao leitor identificar prontamente o que você pretende fazer.
No caso de um projeto de TCC, se seu objetivo for confuso pode comprometer a aprovação do mesmo, bem como a sua execução. Como se trata de um projeto de pesquisa, seu trabalho e suas ações devem sempre ser de pesquisa. Assim, devem ser evitados objetivos como exemplificado abaixo:
“Conscientizar a população sobre a poluição da água”
Você provavelmente não irá sair nas ruas conscientizando a população. Nem é esse um objeto acadêmico, assim provavelmente seu objetivo deveria ser:
Exemplo: “Avaliar o nível de conscientização ambiental de um dado bairro sobre a poluição da água”.
Um exemplo de um objetivo geral factível:
“Fazer o levantamento da avifauna (fauna de aves) do Parque Natural Municipal da Taquara
(PNMT), em Duque de Caxias, RJ.”
Note como é importante especificar onde (geopoliticamente) você vai realizar esse trabalho.
E o que é objetivo específico? O objetivo específico apresenta caráter mais concreto. Têm função intermediária e prática, permitindo, de um lado, atingir o objetivo geral e, de outro, aplicar este a