Teste
COMUNICAÇÃO APLICADA Ç
Profa. Heloisa Helena Ribeiro de Castro
O poder da comunicação
Quando falamos de “indústria cultural”, estamos nos referindo à exploração comercial dos recursos da comunicação. Escola de Frankfurt – Adorno e Horkheimer. “Obras são negócios, ideologia. Fins comerciais realizados por meio de sistemática e programada exploração dos bens considerados culturais.”
Características da indústria cultural
Integração vertical dos consumidores. Adapta e determina o consumo. Cultura de massa (não é espontânea). Falsifica as relações entre os homens. Cria necessidades quantitativas e não qualitativas, que são legitimadas por convenções sociais. Impede a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de decidir ou julgar conscientemente.
Processos de manipulação
A indústria cultural é formada por 2 processos: 1. processo de mecanização (trabalho);
Fonte: www.officemicrosoft.com
2. fabricação de produtos para a distração (sucessão automática de operações tal qual o trabalho).
Propósitos
A indústria cultural: pretende tolher a consciência das massas (utilizando a consciência indutiva – manipulação por meio de índices); objetiva instaurar o poder de mecanização sobre o homem; promete e não cumpre (por exemplo, propagandas); cria simulacros (relação entre realidade e aparência).
A manipulação da linguagem
“É próprio da comunicação contribuir para a modificação dos significados que as pessoas atribuem às coisas” (Bordenave, 1982). “E, através da modificação de significados, a comunicação colabora na transformação das crenças, dos valores e dos comportamentos” (Bordenave, 1982). Imposição de uma nova linguagem (colonização e imperialismo). Censura.
Imposição de novos significados.
Interatividade
Quando nos referimos à indústria cultural, estamos falando: a) De uma integração vertical entre os consumidores. b) Da exploração comercial dos recursos da comunicação. c) Da criação de necessidades