teste
Disciplina: Gestão do conhecimento em TI
Curso: Pós gradução em Gestão de projetos em TI
Antonio George Saraiva
2014
A Gestão do Conhecimento (GC) é, atualmente, uma das grandes preocupações dos gestores. As corporações necessitam garantir que todas as informações estratégicas geradas dentro de seus sistemas sejam armazenadas e processadas de alguma forma.
Infelizmente muitas empresas falham nessa tarefa devido ao modelo de aramzenamento dos ativos de conhecimento. De acordo com institutos de pesquisa a maior parte das informações e dados que configuram ativos de conhecimento das corporações não estão armazenadas em formato relacional ou que possam ser facilmente pesquisados e recuperados.
Outro grande problema para a GC é que um grande volume dessas informações estão dispersas em computadores individuais em fofrmatos de planilhas, textos, e-mails, etc.
Utilizando a gestão do conhecimento a empresa diminui os gastos em produtos e começa a investir em capital intelectual, o que tem um melhor custo-benefício, pois o maior capital que a empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores.
Toda corporação precisa, de alguma forma, definir os limites enrtre o que pode existir apenas como conhecimento tácito e aquilo que deverá se transformar em conhecimento explícito. Sendo este último o foco da GC.
Ciclo de criação do conhecimento
O conhecimento criado dentro de uma corporação deve ser gerenciado, apesar de não ser um recurso que é consumido ao ser utilizado, pode ser que possua validade ou seja modificado muito rápidamente devido a intervenções externas como legislação ou costumes.
Para garantir essa gestão é necessário seguir seis etapas que mantém o conhecimento atualizado afim de refletir essas mudanças.
1. Criação do conhecimento: Ocorre quando as pessoas determinam “como” realizar tarefas ou ao incorporar algum conhecimento