bogu
Os espermatozóides são formados nos túbulos seminíferos, a partir de células germinativas situadas em suas paredes. Essas células germinativas se multiplicam, constituindo um conjunto de espermatogôniasque, por um processo de gametogênese (meiose), originam os espermatozóides. Os túbulos confluem para oepidídimo, onde os gametas ficam retidos até o momento da ejaculação. Ao epidídimo segue-se o canal deferente, que sobe, entrando na cavidade abdominal e atravessando a próstata.
A próstata e as vesículas seminais são glândulas que produzem líquidos que servem para a movimentação dos gametas no sistema reprodutor. As secreções prostática e seminal se juntam aos espermatozóides quando estes são eliminados, constituindo o sêmem ou esperma. Este percorre o duto ejaculador (uma continuação do canal deferente), que continua pela uretra, a qual, por sua vez atravessa o órgão copulador, ou pênis, abrindo-se para o exterior. A uretra tem, portanto, dupla função: condução de urina e de esperma.
Entre os túbulos seminíferos do testículo existem células chamadas intersticiais (células de Leydig) que, estimuladas por um hormônio hipofisário, produzem hormônios sexuais masculinos (andrógenos).
INTRODUÇÃO
A função primordial do aparelho reprodutor é perpetuar a espécie por meio de reprodução. O Sistema Reprodutor Masculino é o conjunto de órgãos encarregado da reprodução no homem, assim como o Sistema Reprodutor Feminino é o conjunto de órgãos encarregado da reprodução na mulher. O organismo feminino é mais complexo que o do homem, pelo fato de possuir mais um órgão e consequentemente mais uma função: o útero que abriga e propicia o desenvolvimento de uma nova vida, resultante da união dos gametas.
A