Teste
O crescente estado de miséria, as disparidades sociais a extrema concentração de renda, os salários baixos,e desempregos a fome que atinge milhões de brasileiros, a desnutrição, a mortalidade infantil, a marginalidade, a violência etc... São expressões do grau a que chegaram as desigualdades sociais no brasil. A desigualdade social não é acidental e sim produzida por um conjunto de relações que abrangem as esferas da vida, na economia existem relações que levam a exploração do trabalho e a concentração da riqueza nas mãos de poucos. Na politica a população é excluída das decisões governamentais.
Definição:
Fala-se em desigualdade social quando, numa determinada sociedade, alguns grupos sociais se encontram em situações que se julgam mais vantajosas do que outras. Portanto, a desigualdade é uma diferença que os indivíduos e grupos sociais julgam segundo escalas de valor.
A desigualdade social não é acidental e sim produzida por um conjunto de relações que abrangem as esferas da vida, na economia existem relações que levam a exploração do trabalho e a concentração da riqueza nas mãos de poucos. Na politica a população é excluída das decisões governamentais.
Segundo Rousseau (considerado um dos principais filósofos do iluminismo), a desigualdade tende a se acumular. Os que vêm de família modesta têm, em média, menos probabilidade de obter um nível alto de instrução. Os que possuem baixo nível de escolaridade têm menos probabilidade de chegar a um status social elevado, de exercer profissão de prestígio e ser bem remunerado. É verdade que as desigualdades sociais são em grande parte geradas pelo jogo do mercado e do capital, assim como é também verdade que o sistema político intervém de diversas maneiras, às vezes mais, às vezes menos, para regular, regulamentar e corrigir o funcionamento dos mercados em que se formam as remunerações materiais e simbólicas.
Pesquisa da ONU referente a desigualdade social brasileira.
Segundo