Resumo Madeira
REVISTA DA MADEIRA – EDIÇÃO Nº 122 – JANEIRO DE 2010
RESENHA
REVISTA DA MADEIRA – EDIÇÃO Nº 122 – JANEIRO DE 2010
REVISTA DA MADEIRA – EDIÇÃO Nº 122 – JANEIRO DE 2010
Madeira para uso sustentável na construção civil
O uso da madeira na construção civil vai desde estruturas iniciais e temporárias até elementos permanentes da edificação. Dentro desses elementos estão as estruturas de cobertura, onde muita madeira é utilizada em forma de caibros, ripamentos e espelhos por exemplo. Quanto às estruturas iniciais, podem ser citados o gabarito, os tapumes, as formas, os escoramentos e os andaimes. Esse madeiramento que compõem a infraestrutura pode ser reutilizado nas etapas seguintes da obra.
A possibilidade da utilização da madeira nos acabamentos da obra fez com que os principais demandantes de madeira serrada abastecessem seus estoques durante anos com o pinho-do-paraná e com a peroba-rosa, presentes nas florestas nativas das regiões Sul e Sudeste.
Outras madeiras mito utilizadas na construção habitacional são as de pinus e eucalipto, oriundas do plantio de reflorestamento. O pinho-do-paraná e a peroba-rosa tem sido substituídos por essas e outras madeiras, que muitas vezes não atendem às necessidades ao empregar na obra.
Uso pesado interno
São as peças de madeira utilizadas nas estruturas de cobertura.
Uso leve externo e interno
São as peças de madeira serrada na forma de pontaletes e tábuas, utilizadas temporariamente, que são as formas, andaimes e escoramento, além de ripas e caibros utilizadas em segundo plano na cobertura.
Uso leve interno decorativo
São as peças de madeira serrada e beneficiada, como forros, painéis, lambris e guarnições, onde as cores e desenhos da madeira são decorativos.
Uso leve em esquadrias
São as peças de madeira