Resenha Critica
Data:
Discente: Iuri Silva Eziquiel
Disciplina: Análise do Discurso
Turma: 6º período em Letras Português.
Catalão, 15 de julho de 20113
O presente trabalho contará com grandes parágrafos, nos quais serão discutidas noções de história, memória e ideologia e qual a ligação dessas noções com a AD.
O tema escolhido para ser analisado foi o discurso de Martin Luther King, foi um tema bastante complexo de ser analisado, visto que esses temas: política, religião e preconceito racial são difíceis de serem discutidos. Tive que ler bastante para poder dar inicio a construção do artigo. São assuntos que exige conhecimento e bastante fôlego porque são temas que podem ter interpretações variadas.
O objetivo deste trabalho é analisar nas esferas da história, memória, ideologia e sujeito, o discurso “Eu tenho um sonho”, pronunciado em 1963 nas escadarias do Lincoln Memorial, na capital Washington por Martin Luther King.. Apesar de a emancipação dos escravos negros ter sido assinada cem anos antes daquela ocasião, os negros continuavam escravizados, “isolados numa ilha de pobreza em meio a um vasto oceano de prosperidade material”. Para King, a Declaração da Independência americana significou para os negros um cheque sem fundos, que eles não puderam descontar. Entretanto, King não era pessimista: “recusamos a acreditar que o banco da justiça esteja falido”. Antes, seria necessário lutar para que todos os americanos tivessem acesso às riquezas da liberdade e à segurança da justiça.
“Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter.” O ar frio de fim de ano espalhou-lhe as palavras da oratória. Um prevenido testemunho disse que podiam ver, lá no alto do palanque, os lábios de Abraão Lincoln se