teste
Simulação das condições de formação das rochas magmáticas
As diferenças entre as rochas magmáticas estão directamente ligadas às condições em que estas se formaram. Esta relação pode ser visualizada numa simulação, em laboratório, da solidificação de um «magma» de enxofre fundido.
1. Objectivos
1.1. Simular as condições de formação das rochas de modo a que os alunos concebam a analogia associada ao processo de arrefecimento do enxofre.
2. Material
2.1.
2.2.
2.3.
2.4.
2.5.
2.6.
Enxofre em pó
Rolha de cortiça
Cadinho de porcelana
Pinça para cadinho
Placa de vidro
Recipiente com água
1.1. Bisturi
2.2. Fósforos
3.3. Cronómetros (3)
4.4. Lupa
5.5. Lamparina
Nota: O reagente utilizado pressupõe cuidados específicos na sua utilização. É considerado um reagente de perigo e tóxico, por este facto, a experiência irá apenas ser realizada pelo professor tendo este de proceder aos cuidados básicos de manutenção em laboratórios. A lista descritiva do reagente e respectiva perigosidade, apresenta-se em anexo.
3. Procedimento
3.1. Fazer uma cavidade numa rolha de cortiça utilizando o bisturi, como mostra a figura.
3.2. Num cadinho de porcelana, coloca-se um pouco de enxofre.
3.3. Com auxílio de uma pinça, aquece-se cuidadosamente o cadinho de porcelana à chama da lamparina retirando-se de vez em quando e agitando suavemente.
3.4. Deita-se uma porção de enxofre fundido na cavidade da rolha de cortiça e deixa-se em repouso. Um aluno deverá cronometrar o tempo de solidificação.
3.5. Coloca-se outra porção de enxofre fundido na placa de vidro ligeiramente inclinada de modo a que este escorra. Um aluno deverá cronometrar o tempo de solidificação.
3.6. Derrama-se o restante enxofre em fusão no recipiente com água. Um aluno deverá cronometrar o tempo de solidificação.
3.7. Após o arrefecimento e a solidificação do enxofre na rolha, corta-se a rolha ao meio de modo a se