Teste
Veículos movidos a diesel, indústriais, desgaste de pneus e freios dos veículos em geral da suspensão de poeiras assentadas.
Efeitos gerais sobre a saúde:
Agrava quadros alérgicos de asma e bronquite. As partículas mais grossas ficam retidas no nariz e na garganta, causando irritação e infecções gripais; as mais finas chegam aos pulmões, agravando casos de doenças respiratórias ou cardíacas. Pode causar câncer.
Oxidos de nitrogênio NOX: A sua concentração nos ares e decorrente dos motores dos automóveis, Atingem toda arvore respiratória e tem poder oxidaste.
Ozônio (O3)
Principais fontes:
Decorre da ação da luz solar sobre os hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio, resultantes do processo de queima de combustíveis principalmente por veículos.
Efeitos gerais sobre a saúde:
Causa envelhecimento precoce e diminui a resistência às infecções. Pode gerar ainda irritação nos olhos, nariz e garganta, e muito desconforto.
Derivados do enxofre são o dióxido de enxofre e os aerrossóis de sulfato, bissulfato e ácido sulfúrico (H2SO4), que são produzidos ou pela combustão do carvão ou do petróleo. Eles atingem toda a camada respiratória.
Monóxido de carbono (CO) originado pela combustão dos automóveis, sendo altamente tóxico em ambientes fechados.
----------------
Um assunto atual e popular e ao mesmo tempo preocupante se chama “Poluição atmosférica”. Se você se acha uma pessoa informada, mas conhece apenas o CO2 como vilão da história, está na hora de se atualizar sobre os principais poluentes atmosféricos e seus efeitos no organismo.
O CO2 (dióxido de carbono) ficou mais conhecido entre os poluentes por ser aquele que leva a mais danos em nossa saúde e mesmo assim sua emissão aumenta a cada dia mais. É proveniente da queima incompleta de combustíveis usados em veículos automotivos, quando atinge a atmosfera adquire a forma de CO (monóxido de carbono), esta forma é responsável por problemas respiratórios e pode