teste
Primeira Geração:
O MARK I foi o primeiro computador digital criado, pesava cerca de 30 toneladas, para ser usado precisava de cerca de 18.000 válvulas e era utilizado para cálculos. O ENIAC foi o segundo computador digital eletrônico de grande escala, criado pelos cientistas John Eckert e John Mauchly. Os primeiros computadores eram feitos a base de válvulas eletrônicas. Elas eram grandes, caras, lentas e queimavam com grande facilidade devido ao grande aquecimento das válvulas. O computador tinha apenas uso científico e estava instalado nos grandes centros de pesquisa. Eles eram programados em linguagem de máquina. Era constituída por todos os computadores construídos a base de válvulas a vácuo, e que eram aplicados em campos científicos e militares. A única forma de armazenar dados era através de cartões perfurados.
Segunda Geração:
Nessa geração as válvulas foram trocadas por transistores. Os transistores tinham dimensão menor que as válvulas, aqueciam menos e eram mais velozes que as válvulas. Desta forma os computadores tornaram-se consideravelmente menores e muito mais velozes. Os computadores começaram a ser utilizado nas grandes empresas e tanto as válvulas quanto os transistores realizavam um processamento de cada vez. Com o desenvolvimento da integração, surgiram os Circuitos Integrados, onde numa pequena cápsula continha vários transistores, ocupando uma área pequena dando o nome de microprocessador. A linguagem de programação foi simplificada e já se podia programar através de comandos abreviados.
Terceira Geração:
Aqui os transistores começaram a ser substituídos por circuitos integrados SLT em uma técnica de micro circuitos. As técnicas de integração evoluíram de SSI (integração em pequena escala) para MSI (integração em média escala), LSI (integração em grande escala) e VLSI (integração em muito grande escala). Assim também, trazendo a multiprogramação, maior capacidade de processamento e nessa época