TESTE
Segundo Barbosa (2010) as máquinas de fluxo são constituídas basicamente de dois elementos construtivos fundamentais: o rotor e o sistema diretor.
De acordo com Henn (2011) o rotor é o órgão principal de uma máquina de fluxo, nele ocorre a transformação de energia mecânica em energia de fluído, ou energia de fluído em energia mecânica. É constituído geralmente por um número de pás giratórias por onde circula o fluído de trabalho. Já sistema diretor possui a função de coletar o fluído e dirigi-lo para um caminho determinado. Muitas vezes essa função é acompanhada da função de transformador de energia.
Na saída do sistema diretor de alguns sistemas é fundamental a presença de um difusor que transforma a energia de velocidade do fluído em energia de pressão. Em outras turbinas, como a Pelton, o sistema diretor é um injetor, que transforma a energia de pressão do fluído em energia de velocidade, a qual irá movimentar as pás do rotor (HENN, 2011).
As turbinas Pelton são chamadas assim devido ao nome de seu idealizador, Allan Lester Pelton, que em 1880 pôs em funcionamento o primeiro rotor com a forma atual (HACKER INDUSTRIAL).
A turbina Pelton ou de impulso é comumente utilizada em usinas cuja altura da queda d’água é maior do que 250m, embora seja também utilizada para alturas menores. Há instalações de usinas nos Alpes suíços em que a altura chega a quase 1.800m. (COSTA, 2003).
Com relação à vazão de água, as turbinas Pelton podem ser empregadas tanto em pequenas vazões (0,1 m³/s) quanto em médias vazões (50 m³/s) (HACKER, [s.a.]).
A turbina Pelton é constituída basicamente de um