teste
Aula-tema: Recursos materiais e patrimoniais.
Passo 1 (Aluno)
• Introdução
Antes de iniciarmos o estudo da administração de recursos materiais, vejamos estes dados:
- 16% do programa de produção não é executado porque faltam ferramentas adequadas e destinadas á produção - 30% á 60% do estoque de ferramentas fica espalhado pelo chão, perdido, deteriorando-se e até mesmo dentro de caixas pessoais;
- 20% do tempo dos colaboradores é desperdiçado procurando ferramentas, se calcularmos ½ hora por turno, teremos a soma de três semanas de trabalho perdidas por ano;
- 40% a 80% do tempo do encarregado é perdido procurando e expedindo materiais e ferramentas;
- o orçamento anual para ferramentas e gabaritos gasto com fornecedores e ferramentas reservas numa empresa metalúrgica é 7 á 12 vezes maior que o orçamento do equipamento total.
Conclui-se então que são escassos os recursos para gerir bem ferramentas e materiais , que visa minimizar desperdícios. Passo 2 (Aluno)
A administração de recursos materiais e patrimoniais implica definições, visão sistêmica e classificação dos materiais da organização.
Os setores da organização que compõem o sistema de materiais são: planejamento e controle de materiais, controle de estoques, compras, almoxarifado, transporte e distribuição e importação.
A produção cria riqueza ao adicionar valor aos bens. Para melhorar a produtividade e a riqueza, uma empresa deve inicialmente projetar sistemas eficazes e eficientes para produzir. Em seguida, deve administrar esses sistemas para fazer o melhor uso da força de trabalho, do capital e dos materiais. Um dos modos mais eficazes de se fazer isso é por meio do planejamento e controle do fluxo de materiais que entram, percorrem e saem da produção.
Tradicionalmente, há conflitos entre os objetivos da empresa e os objetivos de marketing, de finanças e de produção. O papel da administração de materiais é balancear esses objetivos conflitantes e