teste
Centro Universitário Carioca
Fundamentos da Língua Brasileira de Sinais
Título Original: Sourds et Malentendus
Gênero: Documentário
Direção: Igor Ochronowicz
Lançamento: França/2009
Personagem Destaque: Sandrine é surda.
Descrição: Por vários anos, Sandrine não sabia que era surda. Surda de nascença, ela é filha de pais ouvintes. Chegou a frequentar a escola regular, e lá se perguntava como os outros compreendiam o que a professora estava tentando transmitir. Como uma pessoa surda descobre que pessoas se comunicam através de sons, que o movimento dos lábios que eles veem produz palavras e comunicação? Esse documentário olha para a questão a partir de dentro, pela perspectiva de Sandrine e sua história verídica. Paralelamente ao relato da autonomia conquistada com a Língua de Sinais, o filme levanta a discussão sobre a conveniência do implante coclear e da oralização de crianças surdas.
1- Que visão da surdez tem aqueles que veem o surdo como um ouvido ambulante ou que afirmam “vamos curá-lo, não será mais surdo”.
13:00 min do video
2- Por que podemos afirmar que os surdos não são deficientes de uma linguagem?
Porque eles possuem uma linguagem própria onde conseguem se comunicar perfeitamente. A linguagem chama-se: Lingua Brasileira de Sinais (Libras).
3- Na escola integrada Sandrine é a única surda cercada por ouvintes. Quais são as consequências deste modelo?
Por sandrine não saber que era surda e estar cercada de ouvintes, ela achava que era uma alienigena e que os ouvintes se comunicavam por balões. Ela achava que não fazia parte desse mundo, ou seja, que não pertencia a esse lugar.
4- Por que muitos acham que a única solução é a oralização?
33:00 min do video
5- Qual é a diferença entre crianças nascidas em famílias de surdos e crianças nascidas em famílias ouvintes?
Desde cedo, as crianças já passam a entender a sua situação, são educadas da maneira “correta”
Como sandrine