teste
Estabilização e Crescimento
Simão Davi Silber1
1. Introdução
O objetivo deste trabalho é o de analisar as principais transformações ocorridas na economia brasileira durante os últimos 15 anos. Comparadas com décadas anteriores, três grandes mudanças alteraram o modelo econômico brasileiro:
Em primeiro lugar, houve uma transição do modelo fechado dos últimos 40 anos, para um regime mais aberto do ponto de vista comercial, financeiro e de investimento direto. Foram reduzidas as barreiras às importações, o mercado financeiro foi desregulamentado e foram eliminadas restrições institucionais a uma maior participação do capital estrangeiro em investimentos em setores de infraestrutura. Uma discussão dos resultados de tais mudanças é essencial para uma análise dos efeitos da globalização na economia brasileira.
Em segundo lugar, o governo conseguiu - depois de muitas tentativas - reduzir a inflação para patamares de um dígito ao ano, tendo sido a abertura uma pré-condição para a estabilização. O país estava caminhando inexoravelmente para a hiperinflação, mas conseguiu implementar um programa coerente de combate a inflação, que trouxe a taxa de inflação para patamares semelhante aos observados na média dos países em desenvolvimento. 11
Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAU/USP - e; do PROLAM/USP - Programa de Pósgraduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo. E-mail: sdsilber@usp.br .
Em terceiro lugar, em um ambiente mais aberto e estável, a economia passou a experimentar um crescimento moderado, que foi gradualmente se reduzindo em função de turbulências internacionais e internas dos últimos cinco anos. Trata-se de um crescimento modesto quando comparado com o padrão histórico, onde o país teve - no período 19001980 - a segunda maior taxa de crescimento do PIB do mundo, só sendo suplantado pelo
Japão.
Estas mudanças foram