teste
Diretor: Walmir
Professor: Carlos
Alunos:
Adriane Seixas
Alexandre Diniz
Daiany Kerolayny
Deyziany Furtado
Jhonata T. Lima
Ruan Ferreira Magalhães
As drogas no ensino da Quimíca.
Este trabalho trata da relação de alguns tópicos da Química Orgânica com um assunto atual, de grande repercussão na mídia e na sociedade como um todo: as drogas. O papel da mídia na prevenção e combate ao uso das drogas nas escolas e a veiculação de campanhas educativas para esclarecer e diminuir o seu consumo, principalmente entre os adolescentes, ajuda no processo de conscientização.
Uma questão fundamental na adolescência é a separação e a individualização do adolescente em relação à família. O estresse e a ansiedade dessa fase aumentam a vulnerabilidade dos adolescentes à pressão dos amigos e, devido a esse fato, há tanta preocupação dos pais e educadores em relação às drogas.
Quando se valorizam a construção de conhecimentos químicos pelo aluno e a ampliação do processo ensino-aprendizagem ao cotidiano, aliadas a práticas de pesquisa experimental e ao exercício da cidadania, como veículo contextualizador e humanizador, na verdade está se praticando a Educação Química. Trata-se de formar o cidadão-aluno para sobreviver e atuar de forma responsável e comprometida nesta sociedade científico-tecnológica, na qual a Química aparece como relevante instrumento para investigação, produção de bens e desenvolvimento sócioeconômico e interfere diretamente no cotidiano das pessoas.
O método de ensino-aprendizagem adotado neste trabalho priorizou a pesquisa pelos alunos das fórmulas químicas de algumas drogas, relacionando-as com o conteúdo introdutório das aulas de Química Orgânica, além da conscientização para o não-uso de drogas, por meio de dados que informam os efeitos e riscos de cada uma, levando os alunos a uma atitude de mudança no meio em que vivem, visando o bem estar coletivo e individual.