Ciclo celular
O ciclo celular é basicamente o período de vida de uma célula. As células passam a existir no momento em que surgem a partir da divisão de outra, pré-existente, chamada célula mãe. O ciclo termina quando a célula se divide, gerando duas células filhas. No ciclo celular é possível distinguir duas etapas, o processo de preparação para divisão (Interfase) e o período de divisão celular (Mitose ou Meiose).
Interfase
A interfase é todo período entre o fim de uma divisão celular e o início da seguinte. Pode estar em repouso (fase G0) ou se preparando para a divisão (fases G1, S e G2). Durante este período ocorre a síntese de diversos constituintes que conduzem ao crescimento e à maturação celulares, para que a célula esteja preparada se ocorrer uma nova divisão. Todos os componentes da célula são duplicados. Fase G1 – Caracteriza-se por uma intensa atividade. Nesta fase é produzido RNA e sintetizam-se muitas proteínas e enzimas requeridas para a subfase seguinte, como as enzimas responsáveis pelo processo de replicação do DNA, verifica-se também a formação de organitos celulares e, conseqüentemente, a célula cresce em volume.
Fase S – É nesta fase que ocorre a auto-replicação das moléculas de DNA. A estas novas moléculas associam-se as respectivas proteínas e, a partir desse momento, cada cromossoma passa a ser constituído por dois cromatídeos ligados pelo centrômero. Dá-se ainda a duplicação dos centríolos no centrossomo.
Fase G2 – Nesta fase, terminada a síntese de DNA, reinicia a produção de RNA, formando mais proteínas e outras estruturas necessárias para o início da divisão celular com um novo período de crescimento celular. A célula entra em uma situação de desequilíbrio entre superfície e volume que obriga a célula a iniciar o processo de divisão. Os centríolos começam a migrar
A Interfase serve tanto pra Mitose quanto pra Meiose. Ambos os processos são precedidos por uma duplicação da quantidade de DNA no período S da interfase,