ciclo celular
Todos os processos biológicos habitualmente são chamados de ciclos. Ciclo da vida, ciclo metabólico e ciclos fisiológicos. Toda forma de vida é dada de uma geração a outra havendo renovação contínua ou retorno a um estado inicial para que o processo ocorra novamente.
A teoria celular afirma que, células novas são produzidas apenas e a partir de outras células vivas existentes e este processo ocorre pelo processo denominado de divisão celular.
Todas as células ou organismos possuem vida. Nas células, o ciclo de vida se inicia por sua formação através da divisão celular a partir das células denominadas células-mãe, terminando com a formação das células descendentes, as células-filhas ou com o evento de morte celular.
A familiarização dos termos células-mãe e células-filhas dão-se pela transmissão da célula-mãe, cópias da sua informação genética às células-filhas, tornando-se a próxima geração celular.
Cada célula-filha se dividirá muitas outras vezes pela passagem por diversos outros ciclos celulares adicionais, tornando-se células-mãe das suas células-filhas geradas através da próxima divisão celular, transmitindo as mesmas informações genéticas que recebeu quando se tornou célula-filha. Desta forma, enquanto houver vida, não existe fim para o ciclo celular que está sempre em constante renovação e reprodução celular.
Conclui-se então, que a divisão celular nada mais é do que um método de reprodução das células (característica fundamental da célula), relacionando as células-mães a suas células descendentes, denominadas como células-filhas.
O ciclo celular tem como função principal contestar a diversos sinais intracelulares e extracelulares das células e coordenar essas atividades. No intracelular, há o controle e monitoramento do avanço pelo ciclo celular e no extracelular, o ciclo celular também monitora as condições fora da célula.
Basicamente, a função do ciclo celular certifica que a divisão celular não