teste
2º Ano do E.M. 1º semestre de 2012 Prof.: Alexandre
Para entender as regras do silogismo é fundamental compreender alguns conceitos básicos. As explicações abaixo tratam desses conceitos e regras. Recomendamos que você faça os exercícios do trabalho de regulação semestral conforme a ordem sugerida ao longo do texto. Bons estudos!
Termos das proposições lógico-formais
Uma proposição é uma afirmação. Toda proposição da lógica formal envolverá a formulação “S é P” ou “S não é P” (o mesmo vale no plural). “S” significa “sujeito” e “P”, “predicado”.
Assim, na proposição “Todo ser humano é ser racional”, “ser humano” é sujeito, e “ser racional” é predicado.
Agora faça o exercício 1 do Trabalho de Regulação Semestral
Quantidade e qualidade das proposições
a) Quantidade
O que é chamado de quantidade das proposições é seu caráter universal ou particular.
É universal a proposição que enuncia algo de todo o conjunto a que se refere. As proposições universais se identificam pelas palavras “TODO(s)” ou “NENHUM”.
Exemplos:
1. Todos os homens são racionais. (Refere-se a todo o conjunto dos homens, pois, segundo a afirmação, nenhum homem fica de fora do conjunto dos racionais.)
2. Nenhum paulista maior de idade é solteiro. (Refere-se a todo o conjunto dos paulistas maiores de idade, pois, segundo a afirmação, não há um sequer que seja casado).
É particular a proposição que enuncia algo de uma parte do conjunto a que se refere. As proposições particulares se identificam pelas palavras “ALGUM” ou “ALGUNS”, por algum nome próprio (Sócrates, por exemplo) ou ainda pelos pronomes este, esta, esse, essa.
Exemplos:
3. Alguns animais não são domesticáveis. (Refere-se a apenas uma parte do conjunto dos animais)
4. Algum professor é bem humorado. (Refere-se a apenas uma parte do conjunto dos professores).
5. José não é apreciador de música. (Refere-se a um único membro de um