teste
O mercado da alvenaria estrutural tem crescido no Brasil das últimas décadas. Apesar desse crescimento, são poucos os cursos de Engenharia em que a disciplina alvenaria estrutural é oferecida. Mesmo naqueles que a oferecem, esta geralmente se caracteriza por ser optativa. Por isso, o número de profissionais que saem desses cursos com conhecimento em alvenaria estrutural é reduzido. Em contraposição, a demanda do mercado com o crescimento de construções em alvenaria estrutural tem levado as construtoras a contratarem profissionais que não são habilitados para projetarem nesse processo e nele construírem.
A alvenaria estrutural pode representar uma redução de até 30% no custo final de uma obra em relação ao sistema convencional. Como não ocorre quebra de blocos, desperdiça-se pouco material. No convencional, as paredes são erguidas e depois rasgadas para que as tubulações fiquem embutidas. Nesse método, canos e fios passam por dentro dos blocos ao mesmo tempo em que a parede sobe. Também se reduz o volume de fôrmas de madeira, usadas para moldar vigas e pilares. O canteiro fica mais limpo e organizado, com menor risco de acidente. Além disso, como a casa será mais leve, você ainda economiza nas fundações.
O tijolo ecológico ou tijolo de solo-cimento como é conhecido, é peça chave em projetos sociais sustentáveis de arquitetura e urbanismoque utiliza o tijolo ecológico para construção de casas populares envolvendo a comunidade na produção dos tijolos e na construção das casas.
Uma alternativa para se minimizar as perdas é o uso do tijolo feito da mistura solo- cimento, pois ele possibilita a queima de