teste
Gestão estratégica de pessoas:
A necessidade de desenvolvimento de estratégias de retenção de talentos nas empresas.
Wallace Ponzoni Yera
DEZEMBRO – 2013
Na busca exaustiva por excelência e otimização de recursos nas empresas algumas atitudes são vistas com maus olhos pelos colaboradores de determinados níveis e invariavelmente a empresa acaba passando por um processo turbulento na aplicação de algumas metodologias.
O método de avaliação proposto no artigo é difícil de ser aplicado, uma vez que a pessoa se vê coagida com a possibilidade de perder seu emprego para outro profissional mais qualificado ou que seu posto de trabalho seja extinguido.
Para que o programa tenha um resultado mais fidedigno eu acredito que o melhor modo de aplicação é inicialmente com voluntários, sendo atraídos por um discurso de melhoria, enquadramento de perfil em áreas mais propicias e possibilidade de desenvolvimento profissional, posteriormente o programa deve ser aplicado com o restante, assim passa uma ideia de algo não forçado e de que realmente possui intenção de melhoria para ambas as partes.
Um grande erro que vejo ocorrer nas empresas está na identificação de necessidade de treinamentos. Geralmente as equipes não possuem um bom treinamento, são treinadas por outra pessoa da própria empresa que possui mais conhecimento, porém que também possui vícios e não possuem habilidades pedagógicas. Outro fato é que as empresas reconhecem o pior ponto das pessoas e aplicam treinamentos para as deixar menos ruins, porém, não reconhecem os pontos que as pessoas são realmente boas e possuem habilidades e aptidões e aplicam treinamentos para deixa-las ainda melhores no que já são boas.
Apesar de o programa proposto ser extremente interessante e possuir grandes benefícios a aplicação deve ser feita com cautela, uma vez aplicado pode causar grande desconforto e descomprometimento da equipe, por tanto eu