Teste
COMO CONSTRUIR OBJETIVOS EDUCACIONAIS
Dra. Amândia Maria de Borba
Msc. Roberta P. Vieira de Carvalho
A construção de objetivos é uma atividade inerente ao exercício da docência. Quando planejamos o ensino, é importante estabelecer parâmetros: Como? Por quê? O quê? Estamos ensinando e avaliando no processo de ensino e de aprendizagem. Daí a pertinência dos objetivos–Geral e/ou Específicos da disciplina que iremos desenvolver no contexto do currículo do curso.
A apresentação de objetivos nem sempre é feita em termos compreensíveis e precisos, capazes de apresentar elementos indicativos necessários para que o professor possa saber se, efetivamente, os está alcançando.
Segundo Vianna (1982), um ponto básico para a redação de objetivos é que eles devem atender a alguns requisitos técnicos que indiquem o nível de complexidade da abordagem da disciplina e que, ao mesmo tempo, sejam compreensíveis. Devem conter um verbo que permita dar ao período um caráter descritivo do que se pretende. Há verbos que não são suficientemente fortes para caracterizar a verdadeira natureza do objetivo e que, por isso, seu uso deve ser evitado. Exemplo: adquirir, aprender, desenvolver, entender, familiarizar, etc.
Outros verbos, ao contrário, já permitem mensurar e avaliar o desempenho da disciplina, após certa experiência educacional. Exemplo: analisar, aplicar, avaliar, calcular, classificar, interpretar, selecionar, reconhecer, sintetizar, traduzir, etc.
É importante considerar que os objetivos gerais são resultados da aprendizagem, alcançáveis em períodos maiores, contemplando o desenvolvimento de habilidades e capacidades mais amplas. Quanto aos objetivos específicos, são mais simples, concretos, alcançáveis em menor tempo e explicitam os comportamentos desejáveis. A literatura na área de objetivos apresenta uma taxionomia, indicando o nível de complexidade cognitiva do seu alcance. Exemplo: Verbos que admitem menos interpretações: aplicar, apontar, classificar,