Teste
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas
INOVAÇÃO AUTOMOBILÍSTICA
Leonardo Vinicius Correa Pinto
Renato Renan Michel
Túlio Henrique Vigato Segundo
São Paulo
2012
Sumário
2. Principais Mercados: 3 3. Principais Empresas 4 4. Inovações 4 5. Referências Bibliográficas 5
1. Escolher um produto ou setor
Setor escolhido: Automobilístico 2. Principais Mercados:
A indústria automobilística tem enorme relevância na economia mundial, movimentando cerca de US$ 2,5 trilhões por ano. Por causa desses valores e de seu forte efeito multiplicativo, atribui-se a ela 10% do PIB dos países desenvolvidos.
Os números de consumo de matéria-prima não são menos impressionantes. Estima-se que 50% do total de borracha, 25% do total de vidro e 15% do total de aço produzidos no mundo se destinem a essa indústria. Para movimentar essa gigantesca engrenagem, mais de 08 milhões de funcionários estão empregados diretamente e, para cada emprego direto, mais de cinco indiretos são gerados.
Além da importância na economia, a indústria automobilística tem sido precursora no desenvolvimento de novas tecnologias e, mais notadamente, em novos modelos de gestão fabril. No último século, ela foi o berço das principais mudanças ocorridas no processo produtivo de toda a cadeia industrial, fundando o que, hoje, conhecemos como Indústria Moderna.
Estima-se que 77% do crescimento mundial entre 2008 e 2015 será concentrado nos países emergentes e, no caso do setor automotivo, isso significa a consolidação de um padrão de consumo focado em carros baratos. Para penetrar nesse mercado, as montadoras tiveram de se esforçar para reduzir toda ordem de custos. Nesse sentido, revelou-se eficaz a estratégia de fechamento de fábricas nas economias desenvolvidas e abertura, nas emergentes. O resultado da re-localização das montadoras foi um aumento consistente da participação dos emergentes na produção mundial de veículos, nos últimos anos. [6]
Atualmente, o Brasil