teste
Curso de Gestão da Produção – MBA
Características do sistema TOYOTA
Alunos: Carlos Camargo Cristiane Garbini Maria Carolina De Bona Vanessa Padilha
Porto Alegre, 11 de Outubro de 2013. Características do sistema TOYOTA
O Sistema Toyota de Produção surgiu no Japão, na fábrica de automóveis TOYOTA, logo após a Segunda Guerra Mundial (1945). Naquela época a indústria japonesa tinha uma produtividade muito baixa e uma enorme falta de recursos, o que a impedia de adotar o modelo da produção em massa. É um modo de organização da produção capitalista, resultante da conjuntura desfavorável do país. Foi elaborado pelo japonês Taiichi Ohno e que foi caracterizado como filosofia orgânica da produção industrial (modelo japonês), adquirindo uma projeção global.
Suas características são:
Mecanização Flexível: Consiste em produzir somente o necessário, contrariando o Fordismo, que produzia o máximo possível e estocava o excedente. A produção Toyotista é flexível à demanda do mercado.
Processo de Multifuncionalização de sua Mão-de-Obra: Os trabalhadores são educados, treinados e qualificados para conhecer todos os processos de produção, podendo atuar em várias áreas do sistema produtivo da empresa.
Sistema “Just in Time”: Produzir o necessário, na quantidade necessária e no momento necessário, ou seja, estoque zero. Propõe uma produção ágil e diversificada e está estritamente ligado ao KANBAN, que é utilização de cartões para indicar o andamento dos fluxos de produção em empresas de fabricação em série. Nesses cartões são colocadas indicações sobre uma determinada tarefa, por exemplo, “para executar”, “em andamento” ou “finalizado”.Personalização dos Produtos:
Personalização dos Produtos: Fabricar o produto de acordo com o gosto do cliente;
Controle Visual: Pessoa qualificada é responsável por supervisionar as etapas produtivas.