teste
Baseado no original do Instituto Nacional de Seguridad e Higiene en el Trabajo - da Espanha) - www.mtas.es/insht/
INTRODUÇÃO
Os incêndios e explosões, ainda que representem uma porcentagem baixa no conjunto de acidentes com lesões, geram grandes perdas econômicas.
O incêndio é uma reação química de combustão que necessita de três componentes (Triângulo do Fogo) para seu início:
• Combustível (madeira, gasolina, propano, magnésio, etc).
• Comburente (normalmente o oxigênio do ar).
• Fonte de ignição (cigarros, instalações elétricas, faíscas, maçarico, eletricidade estática, reações exotérmicas, etc).
Uma explosão química também é uma reação de combustão, porém ela ocorre a uma velocidade muito grande, gerando uma grande quantidade de energia em pouco tempo. Normalmente, se dá pela produção de gases ou vapores inflamáveis em recintos fechados como túneis de secagem, cabines de pintura, etc.
Os materiais utilizados em construções, segundo sua reação perante o fogo, classificam-se em não combustíveis e inflamáveis.
ORIENTAÇÕES PREVENTIVAS BÁSICAS
Devem-se adotar medidas de PREVENÇÃO que atuem sobre um ou mais dos componentes do triângulo do fogo para evitar o início do incêndio ou da explosão.
A atuação sobre o combustível poderá ser feita por intermédio de:
• Substituição ou diluição do combustível para reduzir sua periculosidade, sempre que possa cumprir a mesma função.
• Limpeza de derrames e restos de combustíveis; armazenamento em lugar isolado e protegido; utilização de recipientes seguros e bem fechados; realização de transferência em condições de segurança; emprego de permissão para trabalhos especiais em instalações ou equipamentos que tenham contido produtos inflamáveis; exaustão localizada e ventilação geral na presença de focos que possam gerar incêndios ou explosões; e tratamento ou revestimento antichamas para evitar a propagação.
A atuação sobre o comburente (oxigênio do ar), para torná-lo sem efeito, só pode
ser