Teste
Tópico 06 – UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO Introdução: Iremos estudar com um pouco mais de aprofundamento a UCP, nosso foco é a descrição dos registradores, do decodificador de instruções da unidade de controle e aspectos referentes a linguagem de máquina. 6.1 – UCP – Unidade Central de Processamento: Sua função é computar, processar, calcular. Em nossos estudos estamos sempre considerando um processador simplificado, que obedece a arquitetura SISD (execução de uma instrução para um único conjunto de dados/operandos). Veja o esquema a seguir:
UCP ULA AC registradores CP MP
ENDEREÇOS E DADOS IR Decodif. instruções
RDM
REM
UC
Clock
Decodificador de Endereços
BARRAMENTO DE CONTROLE BARRAMENTO DE ENDEREÇO
BARRAMENTO DE DADOS
Funções Básicas • Operações Internas (funções de processamento) • Funções de Controle (sinais de controle p/ outros componentes do computador Operações Primitivas São instruções de máquina (binárias) que identificam a operação a ser executada • Somar, subtrair, etc. • Mover dados Ex.: Soma Código binário que operação de soma identifica a Endereço operandos dos
Pág 20
Luiz Francisco Bozo Introdução a Organização de Computadores Roteiro de Aulas
Programa Executável Conjunto seqüencial de instruções de máquina. Para executá-lo é necessário: • Carregá-lo na Memória Principal (ou carregar parte dele) • Colocar o endereço do início do programa no registrador contador de programa (CP/PC – aponta o endereço das instruções) Ciclo de Instrução São os passos necessários para a execução das instruções de um programa pela UCP. Ex.: 1. Buscar a instrução (leitura) 2. Interpretar a instrução (tradução) 3. Buscar os dados, se necessário (carga dos dados) 4. Executar a instrução 5. Reiniciar o ciclo buscando a próxima instrução, se existir. Fluxograma (de 1 a 5):
INÍCIO
BUSCAR INSTRUÇÃO
INTERPRETAR INSTRUÇÃO
não
FIM?
sim
FIM