Teste
Com isso podemos concluir que precisamos fazer uma seleção das informações a serem utilizadas, levando em consideração os objetivos de sua utilização. Exemplos:
a) Indicadores relacionados à montagem de cenários:
- Caracterização Socioeconômica;
- Perfil Epidemiológico;
b) Uso dos indicadores relacionado à elaboração de problemas teóricos de investigação:
- Levantar hipóteses de investigação;
- Fornecer resultados;
- Validar teses
A busca de medidas do estado de saúde da população é uma atividade central em saúde pública. Com o avanço do controle de doenças, podemos analisar outras dimensões do estado de saúde: - Morbidade, incapacidade, acesso a serviços, qualidade da atenção, condições de vida, fatores Ambientais etc.
Em termos gerais, indicadores são medidas que contém informações relevantes sobre determinados atributos e dimensões do estado de saúde, e também o desempenho do sistema de saúde.
Como podemos analisar os indicadores? - Desmembrando em categorias: Gênero, Faixa etária, Raça, Cor, Rendimentos.
- Abrangências territoriais: Brasil, Grandes regiões, UFs, Regiões Metropolitanas, Municípios, Abrangência Inframunicipais.
2 – Organizações do Sistema de Saúde no Brasil.
No Brasil temos que levar em consideração a combinação de dois sistemas: Público – SUS, que envolve prestadores públicos e privados.
Privado – Assistência suplementar a saúde em que predomina a modalidade do pré-pagamento.
Concluindo, as fontes de dados submetem-se a essa dualidade. De acordo com pesquisas, cerca de 60% da população utilizam serviços do SUS, e os outros 40% seriam para planos