Geração de Energia
Para produzir energia elétrica a partir da água são construídas usinas juntos aos rios, as chamadas usinas hidrelétricas. Em hidrelétricas, uma barragem acumula água do rio para a geração, deixando o resto passar por um vertedouro, continuando rio abaixo. Parte da água é forçada a passar por tubulações ate chegar ao gerador, fazendo as pás do gerador girarem, fazendo ai a energia elétrica.
Transmissão
Depois que a energia é gerada na usina e tem a tensão elevada na subestação, ela esta pronta para “viajar” até outro ponto, mais perto dos locais de consumo. Grandes torres seguram grossos cabos que atravessam morros, vales e campos. A energia “viaja” por estes cabos, sempre muito resistentes porque a quantidade de eletricidade é grande e a tensão muito alta.
Distribuição
A distribuição de energia é um sistema a parte. Utiliza cabos de diferentes bitolas, isoladores, postes, cruzetas e transformadores para entregar a eletricidade em condições de uso. Antes de estar pronta para movimentar maquinas e equipamentos e para iluminar nossos lares e cidades, a energia precisa ter uma tensão adequada, bem menor que a utilizada durante sua transmissão. Por isso, ela entra novamente em uma subestação para ter a tensão rebaixada. Na rede de distribuição, a tensão é regulada pelos transformadores que estão nos postes. Agora com a tensão adequada para não queimar ou danificar equipamentos e lâmpadas a energia elétrica pode ser usada em nossas casas.
Chegada a nossa casa
A energia elétrica chega a nossa casa em condições adequadas de tensão. Para o uso da população as empresas de energia entregam a energia em 127v ou em 220v, dependendo da região ou estado. A entrada é possibilitada por um conjunto de equipamentos formado pelo ramal de ligação, pelo sistema de medição de consumo e aterramentos. Isto é conhecido como padrão de entrada. O sistema de entrada é o que esta entre o poste da distribuição e o sistema de medição da nossa casa. A entrada pode ser área ou