Teste
GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
LILIAN BEATRIZ DE ANDRADE GUSMÃO
1 – O que é ITIL?
ITIL é modelo de referência para gerenciamento de processos de TI criado pela Secretaria de Comércio do governo inglês, baseado em pesquisas para desenvolver as melhores práticas na gestão da área de TI, em empresas privadas e públicas. Tornou-se a norma BS-15000, senda esta um anexo da ISO 9000/2000.
Esse modelo tem como objetivo listar os processos necessários para gerenciar eficientemente, a infraestrutura de TI de modo a garantir os níveis de serviços acordados com os clientes internos e externos.
O ITIL considera que o planejamento de processos, papéis e atividades comuns deve ter a referência adequada de um para o outro, havendo uma linha de comunicação entre eles. Assim o ITIL indica as ligações entre os processos e que linhas de comunicação são importantes para a integração e o relacionamento. Um de seus propósitos é alinhar a gestão da tecnologia com as necessidades de negócio, com foco na qualidade dos serviços.
O ITIL propõe definir o que deve ser feito: objetivos e atividades, entradas e saídas de cada um dos processos que as equipes de TI desenvolvem em uma organização. Porém, o ITIL não descreve especificamente como essas atividades devem ser executadas, pois em cada empresa os procedimentos são diferentes.
2 – Por que usar o ITIL?
Os gestores de negócios ainda possuem percepções negativas em relação a TI: provisão de serviços inadequada, falta de comunicação e entendimento com os usuários, entrada de projetos com atrasos e acima do orçamento, etc. Eles visam à otimização dos recursos como o mínimo que a área de TI deveria realizar, surgindo vários desafios para os gestores de TI: incrementar a efetividade dos serviços, estender o ciclo da vida da tecnologia e outros. As melhores práticas do ITIL surgiram para otimizar o uso dos recursos de TI e para a tecnologia caminhar alinhada aos negócios, gerando benefícios importantes e