Teste
Prof. Dr. Messias Borges Silva
INTRODUÇÃO A prática na busca da solução de problemas tem mostrado que em muitas das vezes não conseguimos encontrar uma Solução Satisfatória, face a não utilização de metodologia adequada e de ferramentas que nos permitam encontrar a melhor solução, bem como entender melhor as inter-relações entre as variáveis que compõem os nossos processos de fabricação.
OBJETIVO
Proporcionar à todos aqueles que administram executam atividades dentro de industrias, empresas de prestação de serviços, etc., uma metodologia e ferramentas eficientes nos processos da melhoria da qualidade e na busca da excelência da qualidade dos produtos e serviços e do Meio Ambiente .
AS SETE FERRAMENTAS
-
Diagrama de Pareto Diagrama de Causa-Efeito CausaEstratificação Planilha de Verificação (CHECK-LIST) (CHECKHistograma Diagrama de Dispersão Gráficos e Cartas de Controle
-
ANÁLISE DE PARETO
O que é o Diagrama de Pareto? Problemas de qualidade aparecem sob a forma de perdas (defeituosos e seus custos). É extremamente importante esclarecer o modelo de distribuição das falhas. Mais do que as perdas, será esperado muitos poucos tipos de defeitos e seus efeitos podem ser atribuídos a pequenos números de causas. Portanto, se as causas desses POUCOS DEFEITOS VITAIS são identificados, nos podemos eliminar quase todas as perdas concentrando nossos esforços nessas causas particulares, deixando de lado os outros MUITOS DEFEITOS TRIVIAIS para serem atacados posteriormente.
Gráfico de Pareto
ISO/TS 16949:2002
Definição
É um gráfico de barras verticais; Barras: são ordenadas a partir da mais alta até a mais baixa; Traçada uma curva que mostra as % acumuladas de cada barra.
ISO/TS 16949:2002
Gráfico de Pareto
Dispõe a informação de forma a tornar evidente e visual priorização de temas! Perdas: 2 categorias:
– “poucos vitais” – “muitos triviais”
ISO/TS