Teste
A força descreve quais as competências mais fortes da nossa empresa, aquelas que estão sobre a nossa influência. Uma forma de encontrá-las é utilizando as seguintes perguntas:
O que eu faço bem?
O que a minha empresa tem de melhor e que está sob o meu comando?
Quais são os recursos que tenho?
O que possuo melhor que os meus concorrentes?
O que faz os clientes voltarem à minha empresa?
Com estas respostas consegue-se desenvolver esta parte da análise, lembrando-nos que quanto maior a vantagem competitiva que uma força nos traz, mais importante ela é dentro da análise.
Fraquezas
As fraquezas são as competências que estão sobre a nossa influência mas que, de alguma forma, atrapalham e/ou não geram vantagem competitiva. Podemos encontrá-las fazendo as seguintes perguntas:
Os meus funcionários são capacitados para as suas funções?
Onde eu deveria melhorar a minha empresa?
Por que é que os meus clientes escolhem os concorrentes?
Quais são as deficiências dos meus colaboradores?
Por que é que os clientes não voltam depois de uma compra?
As fraquezas devem ser bem estudadas e mensuradas, pois muitas vezes é possível revertê-las em forças. Uma pequena parte das causas costuma causar a maior parte dos problemas.
Oportunidades
As oportunidades são as forças externas à empresa que influenciam positivamente a nossa organização, mas que não temos controlo sobre elas. As oportunidades muitas vezes podem vir através de algum aspeto económico novo, como o aparecimento da classe média, o aumento do número de filhos dos consumidores, a melhoria da renda e do crédito, entre outros. Outro fator que pode influenciar e fomentar as oportunidades são as ações políticas do governo, como a escolha de investir em infraestruturas.
Ameaças
As ameaças são as forças externas que não sofrem a nossa influência e que pesam negativamente para a nossa empresa. Podem ser consideradas como um desafio imposto à empresa e que pode deteriorar a nossa