Teste vo2 max
CAMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA-LICENCIATURA
DISCIPLINA DE FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO
PROFESSOR: LUCIANO PANOSSO
TRABALHO AVALIATIVO
POR: André Chaves Bianca Della Flóra Estela Luisa Peyrot
FREDERICO WESTPHALEN, JANEIRO DE 2011
BRASIL
INTRODUÇÃO
O adequado funcionamento do sistema cardiorrespiratório está diretamente associado à melhora da qualidade de vida. É cada vez maior o número de pessoas que iniciam uma atividade física de forma aeróbica, através da caminhada ou corrida. Entretanto, é necessário o conhecimento de elementos básicos para a prescrição dessas atividades, a fim de melhorar a qualidade de vida e a saúde dos praticantes de atividades aeróbias. Entre os elementos básicos destacam-se: o tipo de atividade física, a intensidade de trabalho, a freqüência do treinamento e a duração do treinamento.
Visando um adequado desenvolvimento do componente cardiorrespiratório, recomenda-se que o tipo de exercício selecionado estimule grandes massas musculares, durante longos períodos de tempo, realizando de forma aeróbia. Neste rol de atividades, recomendam-se exercícios cíclicos como corrida, jogging, caminhada, natação, ciclismo, pular corda, remo, subir escadas e patinação. Em certas condições, quando o praticante já possui um bom nível de condicionamento, é possível substituir o trabalho aeróbio das sete opções apresentadas anteriormente, por atividades acíclicas como o futebol e outros desportos com bola, o tênis e formas variadas de danças entre outras atividades. Este tipo de estratégia torna o programa de condicionamento menos repetitivo e possibilita uma maior aderência do praticante ao exercício físico.
OBJETIVO
O presente trabalho teve por objetivo a realização de duas atividades físicas aeróbicas, prescritas conforme instruções diretivas pré-estabelecidas para o cumprimento da disciplina de