Teste tat
Avaliação / Interpretação da Prancha 1
Título: “A leitura”
‘É um garoto que estava lendo em uma tarde, porém, a leitura não estava tão interessante; parece que ele realmente não estava gostando da leitura. Estava mais preocupado com os seus pensamentos, porém, não parava de tentar ler. “Provavelmente, se continuasse lendo a história despertaria interesse nele para que conseguisse chegar ao final da leitura.”
Paciente: um jovem adulto de 20 anos, aluno do 1º Ano de Gestão Empresarial, junto à FATEC. Trabalho como gráfico. Pleiteia na Justiça a guarda da filha.
Análise Formal:
O paciente compreendeu as instruções, só perguntou se ia escrever a história, sendo esclarecido de que iria falar e eu anotar. Após tal esclarecimento começou a dizer a história, praticamente sem tempo de latência. Narrou a história como se estivesse a ditando, sugerindo que queria cooperar com o Psicólogo.
Análise de Conteúdo:
1) Tema: perseverarão.
2) Herói: o Garoto.
3) Outras figuras: não existem.
4) Necessidades / Desejos do herói: a) Perseverança: desejo em realizar uma tarefa, mesmo que essa seja difícil de cumprir ou pouco agradável.
5) Pressão do ambiente sobre o herói: não aparece na história.
6) Tipo de Desfecho: dependente de “ajuda do exterior”, ou seja, vai depender do conteúdo do livro o interesse do garoto em continuar com a leitura.
7) Título adaptado à história: sim o título é compatível com a história.
Síntese:
Trata-se de um jovem adulto, dedicado aos estudos e que gosta de ler, tanto que percebeu na lâmina um livro, não o violino. É perseverante, pois quer cumprir o que se propõe e se esforça muito para realizar uma tarefa ou algo que iniciou. Mesmo que é difícil ou penoso, não quer desistir do seu encargo.
Ao mesmo tempo em que esse desejo ou necessidade do herói parece nobre, pode lhe causar sofrimento, pois pode ser levantada a hipótese de que se cobra muito e tem que cumprir a tarefa, para não e sentir