Teste de apercepção temática – tat
Avaliação / Interpretação da Prancha 18 MF
Título: “A escada” Era uma vez uma casa com escadas, havia uma mulher de 50 anos e outra com 71 anos as duas eram irmãs, a mulher mais velha estava descendo a escada onde acabou tendo uma crise de labirintite e se desequilibrou e caiu, e por sorte sua irmã, a mulher mais jovem aparece e a pega em colo, e toda preocupada leva sua irmã ao medico e ela passa a fazer tratamento.
Paciente: uma jovem adulta de 20 anos de idade; se encontra cursando Psicologia na Unifafibe; trabalha como estagiária do CIEE em seu município.
Analise Formal: a paciente entendeu as instruções citadas, houve duvida de como iria começar a escrever a historia, mas foi esclarecida e logo começou a ditar pausadamente a historia de sua escolha, facilitando para o psicólogo em sua escrita.
Análise de Conteúdo: 1) Tema: apoio 2) Herói: mulher de 50 anos. 3) Outras figuras: mulher de 71 anos 4) Necessidades / Desejos do herói: salvar pessoa querida que estava em perigo 5) Pressão do ambiente sobre o herói: susto diante da sena ocorrida. 6) Tipo de Desfecho: dependente de ajuda de outra pessoa, ou seja, socorrer pessoa de acidente. 7) Título adaptado à história: sim, o título é compatível com a história contada.
Síntese: Trata-se de uma jovem de 20 anos de idade, que cursa faculdade de Psicologia na Unifafibe, a aplicação foi iniciada com explicações e logo começou a realizar o teste, na prancha escolhida ela visualizou uma escada e as duas mulheres, onde a mulher mais velha de 71 anos cai sobre a escada e a outra mais jovem de 50 anos socorre a acidentada. A necessidade do herói tem a percepção de nobreza, mas ao mesmo tempo esse desejo de salvar a pessoa em perigo, foi um susto, e sem esperar este acidente, e que pode trazer angustia a mulher mais jovem que sempre ira ficar preocupada com a mulher mais velha que foi a acidentada, temendo que