Teste rápido de HIV, Sífilis e papel filtro.
Aluna: Edna bispo de Jesus
Professora: Cecília
Disciplina: Saúde Coletiva
Curso: 3ª ano – Análise Clinica
Teste rápido de HIV, Sífilis e papel filtro.
CAPIM GROSSO - 2014
Teste rápido de HIV
Definição:
Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo.O sangue é colocado em dois dispositivos de testagem e para chegar ao resultado, o profissional que realiza o teste segue um fluxo determinado cientificamente. Se os dois dispositivos tiverem os mesmos resultados, o diagnóstico já é fechado. Porém, se houver discordância entre os resultados, é feito outro teste com um terceiro para confirmação. Assim, o resultado tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório. Esse método permite que, em apenas meia hora, o paciente faça o teste, conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento necessário. Distribuído gratuitamente para serviços de saúde da rede pública, este teste rápido é utilizado na maior parte das ações do Fique Sabendo do Departamento de DS, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, principalmente devido a sua agilidade e praticidade.
Procedimentos para o teste de HIV:
Antes de coletar a amostra, identificar o frasco para eluição com o nome do indivíduo ou número de identificação e desenrosque o dosador (parte branca) do frasco mantendo a tampa azul rosqueada no dosador.
Realizar a punção digital com a lanceta que acompanha o kit.
Encostar a alça coletora de 10 µL na amostra a ser testada permitindo que a alça seja preenchida com a amostra.
Inserir a alça coletora de 10µL com a amostra no frasco de eluição identificado de modo que toque no fundo do frasco.
Dobre a haste da alça coletora no ponto de quebra a fim de que a extremidade com a amostra permaneça dentro do frasco de eluição.
Recolocar o